Invista em potes de vidro: infográfico sobre a reciclagem de vidro no Brasil.

DSC_0217

Que dia lindo! Hoje eu acordei com o toque da campainha, olhei no olho mágico e vi o zelador do meu prédio com a minha encomenda nos braços. Pensei “UHUL! Mais um passo a frente!”, porque era um conjunto com 6 potes “Mason” verdes (marca de potes americana, que está super na moda e são bem resistentes e bonitinhos) e uma válvula para sabonete ou hidratante para encaixar em um dos potes.

Eu já estava super ansiosa pra começar a fazer minhas compras a granel. Assim não vou mais ter que pagar por embalagens descartáveis, que tem o seu preço incluso no valor de cada produto, e o principal, que é não produzir lixo com essas embalagens.

Onde comprar produtos a granel em Santos: Empório Proplastik, Nação Verde e Nordestão. Se alguém conhecer outro lugar que venda produtos a granel em Santos por favor deixe indicações nos comentários, isso me ajudaria muito. O mais completo que encontrei até hoje foi o Nordestão, mas ele fica super longe da minha casa. Eu adoraria conhecer outras alternativas. Se você é de outra cidade ou país, basta consultar o nosso querido e maravilhoso Google pra encontrar lojas a granel próximas de você.

Onde comprei:

DSC_0236

É muito importante que você adquira potes de vidro para iniciar sua jornada lixo-zero, obviamente não precisa ser Mason Jars, pode ser qualquer outro pote, você pode reutilizar potes de embalagem de alimentos ou potes que você já tenha em casa, mas é importante que eles sejam de vidro e não de plástico. Porque o plástico além de demorar cerca de 450 anos a degradar no meio ambiente, ele é também tóxico (falarei melhor sobre isso em outra publicação).

A primeira coisa que fiz quando escolhi mudar de estilo de vida foi me livrar de todos os tupperwares de plástico, e todos os meus objetos de plástico que eu já tivesse outra opção feita com outro material para substituí-los. Os que eu não tinha como susbtituir naquele momento, estou substituindo aos poucos.

Vou listar mais adiante todos os motivos pelos quais você deve trocar seus utensílios de plástico por utensílios de vidro. É lógico que você não vai usar tudo de vidro, não existem talheres de vidro, entre outras coisas que não convém serem feitas desse material, você pode nesses casos substituir o plástico por metal ou madeira (reflorestada de preferência), que só pelo fato de não serem tóxicos já são melhores do que o plástico.

Veja abaixo uma ilustração que mostra o tempo de degradação dos materiais:

tempodegradação

Nesse momento você pode estar se perguntando porque trocar o plástico pelo vidro se o vidro demora muito mais que o plástico para degradar no meio ambiente, se formos seguir essa linha de raciocínio realmente não deveríamos fazer essa troca, mas não é apenas o fator “tempo de degradação” que devemos levar em conta.

Apesar de ser o material que mais demora a degradar no ambiente, o vidro:

  • Não é tóxico;
  • É super fácil de reciclar;
  • Pode ser reciclado inúmeras vezes;
  • Tem sua reciclagem economicamente viável;
  • Tem 100% de aproveitamento na reciclagem;
  • Consome menos energia e emite menos CO2 no seu processo de reciclagem.

Você já foi em uma fabrica de vidros? Tem uma em Poços de Caldas que eu visitei quando era criança. Lá, ou em qualquer outra fábrica, ou video no youtube (nos tempos de hoje você viaja sem sair de casa, né?) você pode ver que o vidro derrete em temperaturas não tão absurdamente altas. Os caras moldam o vidro com as próprias mãos. Da uma olhada no video abaixo.

É pelos motivos apresentados acima que a reciclagem de vidro tem crescido muito ao longo dos anos no nosso país e no mundo. Veja abaixo o infográfico que ilustra o ciclo de reciclagem de vidro no Brasil.

infografico-reciclagem-no-brasil1

Um comentário em “Invista em potes de vidro: infográfico sobre a reciclagem de vidro no Brasil.

  1. Pingback: Faça você mesmo: receita de desodorante caseiro | Viver sem lixo

Deixe um comentário

