Reciclo Menstrual: conheça duas alternativas reutilizáveis para substituir os absorventes descartáveis

 

 mooncup ecoabsorvente

Um grande olá especial pra todas as mulheres desse país que buscam deixar de produzir lixo com a sua menstruação!

Por sermos mulheres estamos destinadas a menstruar até o final da nossa vida fértil, fato. Mas isso não quer dizer que estamos condenadas a descartar milhares de absorventes que não tem como serem reciclados.

Fico muito feliz em poder dizer que estou no meu segundo ciclo menstrual lixo zero. Mais uma conquista, graças ao coletor menstrual, mais especificamente, o Mooncup (a marca que escolhi).

Calma, se você não gosta da ideia de usá-lo fique tranquila porque existe uma solução sustentável pra você também, que é o eco-absorvente. Ele funciona mais ou menos como o absorvente externo convencional, mas é feito de tecido de algodão. Basta lavá-lo para poder usá-lo novamente.

Continue lendo para saber mais sobre essas duas maravilhas.

Porque deixar de usar absorventes descartáveis:

  • obvsmenstrualcupPorque sai mais caro;
  • Porque eles vão pro lixo;
  • Porque eles não são recicláveis;
  • Porque eles duram apenas algumas horas;
  • Muita gente tem alergia aos materiais usados neles;
  • Absorventes internos de algodão ressecam a vagina;
  • Todos os absorventes externos vem embrulhados em plástico;
  • Absorventes externos descartáveis não deixam a vagina respirar;
  • Absorventes internos podem causar SCT (Síndrome do Choque Tóxico) que pode ser fatal. (Saiba mais sobre essa doença mais abaixo).

É relatado que produtos químicos diversos, incluindo dioxinas foram encontradas em quase todas as marcas principais de absorventes descartáveis. A dioxina é uma substância cancerígena conhecida e tem sido associada ao câncer cervical, câncer de mama, endometriose e supressão do sistema imunológico, mesmo que a exposição seja pequena. Além disso, o suporte plástico e cola em almofadas descartáveis reduz a circulação de ar e cria um ambiente de estagnação em que algumas bactérias prosperam. Isso pode causar irritação vaginal e infecção por fungos. (trecho retirado do site Morada da Floresta)

Quanto lixo deixamos de gerar optando por uma alternativa lixo-zero:

Uma mulher ao longo de sua vida fértil utiliza de 8 à 10 mil absorventes descartáveis, que demoram mais de 100 anos para se decompor e não tem como serem reciclados. Imagina isso multiplicado por todas as mulheres que ainda usam absorventes descartáveis, que ainda é a grande maioria. Você não vai querer ser uma dessas mulheres, não é mesmo?

As alternativas reutilizáveis, tanto uma como a outra, duram no mínimo 5 anos, portanto são mais econômicas e reduzem o desperdício de lixo no meio ambiente. É absurda a diferença que podemos fazer optando por uma opção reutilizável. Não tem porque não mudar esse hábito.


Sobre o coletor menstrual (opção interna)

Assista esse video super bacana da Jout Jout falando sobre o coletor menstrual.

Vantagens do coletor menstrual:

  • Sai mais barato;
  • Não produz lixo;
  • Não causa SCT;
  • Não resseca a vagina;
  • É uma opção livre de plástico;
  • Se bem cuidado dura 10 anos;
  • É feito com silicone medicinal;
  • Você pode usá-lo por até 12h seguidas;
  • Não deixa o fluxo vazar se colocado corretamente;
  • É confortável (não se esqueça de cortar o cabinho, que pode causar desconforto por conta do coletor menstrual ficar próximo a (CRASE) abertura da vagina, algumas mulheres precisam cortá-lo inteiro);
  • É uma opção livre de plástico;

why_you_should_use_a_menstrual_cup

Mais sobre o copinho:

As orientações abaixo são baseadas no manual do Mooncup, mas acredito que também se apliquem aos coletores menstruais de outras marcas. Por isso estou compartilhando com vocês, porque pode tirar as dúvidas de muitas mulheres por aí. Não sei se os outros coletores são tão eficientes como o Mooncup porque nunca usei outro. Mas comigo o Mooncup nunca vazou, desde a primeira vez que usei. Antes quando eu usava absorventes, tanto os internos como os externos vazavam ocasionalmente.

Qual é a desse tal coletor menstrual?

O coletor menstrual não é um absorvente. Como o próprio nome diz, ele coleta e armazena o conteúdo da nossa menstruação no seu recipiente. Como ele faz isso? A gente dobra ele e insere na cavidade vaginal, lá dentro ele se abre e gera vácuo evitando o vazamento. É importante o esvaziamos e colocarmos de volta dentro de um período de 4 a 8 horas. Há quem diga que podemos ficar com ele por 12 horas seguidas mas não é indicado pelo manual. Ele é feito de silicone medicinal, então não tem perigo de você ter uma reação alérgica. Ele pode ser usado em qualquer circunstância, pra dormir, tomar banho, entrar no mar e fazer atividades físicas. Inclusive no manual diz que moças virgens também podem usar, apesar de eu não achar isso bacana. Nesse caso eles indicam que ele seja introduzido com a ajuda de um lubrificante a base de água.

Como colocar?

Primeiro escolha uma das formas de dobrá-lo ilustradas nas fotografias abaixo. Eu uso e indico a da direita, pois como você pode notar ele cria um “bico” menor pra introduzir e em seguida o resto flui mais facilmente. Mas o ideal é você testas as duas formas e ver qual você prefere. Em seguida, encontre uma posição confortável e que dê boa abertura a vagina (indico agachada ou com uma perna apoiada em uma superfície mais alta), relaxe e introduza ele o empurrando para trás. Você não vai empurrá-lo pro fundo como se faz com tampões, ele fica ali na entrada mesmo. Quando ele abrir dê uma puxadinha na haste para sentir que vedou e nada vai vazar. No manual eles dão a dica de molhá-lo antes de inserir pra facilitar, mas pra mim não faz muita diferença.

DSC_0110DSC_0102

Como retirar?

Você pode retirá-lo sentada no vaso sanitário, como eu faço. Antes de retirá-lo é necessário apertar a base do copo para retirar o vácuo. Em seguida puxe ele para fora o segurando pela base do colo ou pela haste. Quando ele estiver quase saindo, basta virá-lo de lado para remover metade da borda e depois a outra metade. Se você não conseguir alcançar o coletor e puxá-lo para fora, basta ir o empurrando para baixo com os músculos vaginais até que você consiga pegá-lo.

Cortando a haste para garantir o conforto:

Para garantir um melhor conforto pode ser necessário, ou não, cortar a haste do Mooncup. O Mooncup especificamente vem com a haste bem longa considerando que o comprimento vaginal varia de mulher para mulher. Portanto algumas não sentirão a necessidade de cortá-la, enquanto outras sentirão grande desconforto se não cortarem, em alguns casos pode ser necessário removê-la inteiramente. A ponta da haste deve se encaixar na parte interior da entrada da vagina, nada deve sobrar saindo pra fora. É indicado que retire o coletor antes de cortar a haste. É bom ir cortando aos poucos e inserindo novamente, até que fique confortável.

Cuidados especiais:

O coletor menstrual deve ser lavado com sabão suave sem perfume e com água quente. É importante que todos os resíduos do sabão sejam removidos, pois podem causar irritação. Use uma escova macia para limpar as saliências. Caso necessário, pode virá-lo do avesso pra limpar melhor os cantinhos. O Mooncup especificamente tem pequenos orifícios abaixo da borda que ajudam a tirar o vácuo. Na hora da limpeza, certifique-se de que eles permaneçam desbloqueados. Caso necessário passe um alfinete por entre eles.

Em banheiros públicos você pode usar uma pequena garrafa d’água para limpá-lo, ou você pode até mesmo esvaziá-lo e voltar a inseri-lo sem lavar. Nesse caso, não se esqueça de lavá-lo completamente na próxima vez que o remover. No manual é recomendado substituí-lo por um novo caso você note algum corte, abertura, ou alterações no aspecto ou na textura do seu coletor. Com o passar do tempo a cor dele pode mudar, mas isso não afeta a sua eficácia. Isso pode ser resolvido com o uso de uma solução esterilizante.

Para uma limpeza mais completa:

Escolha uma das 3 opções abaixo:

  1. Colocar numa panela que você use só para esse fim. Cobri-lo com água e deixar ferver de 5 a 7 minutos.
  2. Deixa-lo de 7 a 10 minutos mergulhado numa solução esterilizante diluída em água.
  3. Usar um esterilizador a vapor.

O que você não deve usar para limpá-lo:

  1. Substâncias como vaselina a base de petróleo;
  2. Óleos essenciais quaisquer;
  3. Agentes de limpeza abrasivos;
  4. Sabões fortes ou perfumados;
  5. Máquinas de lavar louça.

Guardando corretamente o coletor:

É muito importante que você sempre o guarde no saco de algodão fornecido. Jamais guardar em saco de plástico ou em recipiente fechado onde ele não possa respirar.

Importante:

  • O coletor não funciona como contraceptivo;
  • O coletor não protege contra DST’s (doenças sexualmente transmissíveis);
  • Remova o coletor e entre em contato com o médico se sentir algum dos sintomas como dores gerais, ardor, irritação, inflamação na área genital ou desconforto ao urinar;
  • Não é necessário remover o coletor para ir ao banheiro, seja para fazer número 1 ou 2, mas ele deverá ser removido antes das relações sexuais (até porque seria impossível fazer com ele ali);
  • Não é bom compartilhar o coletor com outras mulheres. Cada uma com o seu;
  • Se tiver ou suspeitar que tenha algum problema ginecológico, consulte o ginecologista antes de usar o coletor;
  • Não use o coletor, nem tampões por 6 meses após a colocação de um DIU.

Síndrome do Choque Tóxico (SCT):

A SCT é considerada uma doença grave e pode ser fatal. É causada por uma toxina produzida por um grupo da staphylococcus aureus bacterium e que foi associada CRASE a absorção elevada e ao uso prolongado de tampões. Os sintomas dessa doença são muitas vezes parecido com os da gripe e podem incluir febres subitamente elevadas, vômitos, diarréia, tonturas, desmaios ou erupções cutâneas semelhantes a queimaduras solares. Se você experimentar quaisquer desses sintomas durante do uso do coletor remová-o e entre em contato com o seu médico. Não use o coletor se já tiver sofrido de SCT. (nesse caso você pode usar os eco-absorventes, saiba mais sobre eles mais abaixo)

Adubando as plantas com o seu fluxo:

fertilizei-minha-salada-com-sangue-de-menstruacao-1413241820683

Dizem que a menstruação é super nutritiva para o solo e para as plantas. Então muitas meninas usam para adubar as suas plantinhas. Eu ainda não me familiarizei com essa ideia, ainda acho meio nojento, deve ficar um cheiro meio estranho. Mas estou pensando em começar a diluir na água que uso pra regar as plantas no meu próximo ciclo.

Saiba onde comprar no final da publicação.


Sobre o eco-absorvente (opção externa)

Ecoweb

Vantagens do eco-absorvente:

  • Não produz lixo;
  • Sai mais barato;
  • É feito com tecido de algodão orgânico;
  • Deixa a vagina respirar;
  • São confortáveis;
  • Livre de produtos químicos;
  • Livre de plástico.

ecologia_feminina_web5

Clique na imagem acima para vê-la em seu tamanho original.

Cuidados necessários (retirado do site Morada da Floresta, fornecedor do produto)

  1. Lave antes de usar pela primeira vez.
  2. Após usar o eco-absorvente deixá-lo de molho na água (sem sabão) por algumas horas, ou de um dia para o outro. Esta água rica em nutrientes pode ser utilizada para regar as plantas e assim você estará reciclando seu ciclo! Depois, você pode lavar direto ou deixar mais um pouco de molho em água com sabão, caso necessário.
  3. Para tirar as manchas é só deixar no sol com sabão de coco ou por um pouco de água oxigenada na água. Ou você pode colocar umas pedras de gelo em cima da macha, sempre fiz isso pra tirar as manchas das calcinhas quando o absorvente vazava, ou do lençol quando acabava sujando, esse método é mais eficaz quando feito o quanto antes, alguns dias depois já fica mais difícil de tirar com o gelo.
  4. Também pode ser lavado na máquina. O eco-absorvente é como uma calcinha, e deve ser lavado com o mesmo cuidado.
  5. Para aumentar a durabilidade, utilizar sabão neutro ou de coco e sabão em pó de coco. Não usar alvejantes, além de poluir a água você estará diminuindo a durabilidade de seu absorvente.
  6. Depois de anos de duração você pode enterrar seu eco-absorvente e este vai se decompor na media de 6 meses a 1 ano.

Muitas mulheres tem dúvidas sobre o que fazer quando estão fora de casa, mas é para isso que vem o estojo impermeável no kit. Basta você dobrar o eco-absorvente, fechar com os botões e guarda-lo no estojo. Em seguida pegar um novo pra trocar. Não tem segredo.

Onde não comprar:

Na época que decidi comprar um coletor fiquei na dúvida entre comprar um Mooncup ou um Lunette. Encontrei o Mooncup pra vender na loja do site Morada da Floresta, e o Lunette no site Biovea. O Lunette estava mais barato, eu ia comprá-lo. Mas antes fui verificar se tinha alguma reclamação a respeito dos sites no Reclame Aqui, pai do consumidor internauta. Ainda bem que eu fiz isso antes de comprar porque eu descobri que o site Biovea é um site que aplica golpes. No perfil do Biovea no site Reclame Aqui tem inúmeras reclamações sérias de pessoas que tiveram seus cartões clonados pelo site ou que pagaram e não receberam. Foi muita sorte eu ter descoberto isso antes de comprar, eu quase cai. O site parece muito ser confiável. Alerte suas amigas e crie o hábito de antes de comprar em qualquer site consultar o Reclame Aqui. O site Morada da Floresta tinha algumas poucas reclamações, sempre tem alguma, mas não era nada sério, além de ter as respostas do vendedor, o que é um bom sinal. As reclamações do site Biovea não tinham nem respostas.

Onde comprar: 

Todos do site Morada da Floresta, onde comprei o meu.

Aproveita que os preços baixaram.

Agora que você conhece outras alternativas você pode se libertar dos absorventes descartáveis e viver uma vida mais livre e sustentável.

Recomendação da Pri: Curso Educação Emocional Importa

large (7)

Autor: Priscila V. Gonçalves

Olá, amados! Meu nome é Priscila V. Gonçalves, tenho 24 anos, sou vegana, sou de Santos mas moro em São Paulo. Em 2014 conheci a história de uma garota novaiorquina, que tem mais ou menos a minha idade, e atualmente não produz lixo há 4 anos, a Lauren Singer. Eu nunca antes tinha sequer imaginado essa possibilidade. Eu simplesmente me apaixonei pela ideia. Comecei a seguir o blog dela, e aos poucos fui descobrindo outras pessoas que também escolheram esse estilo de vida, e fui me inspirando cada vez mais até perceber que não é assim tão difícil quanto parece. Foi aí que decidi criar esse blog e começar a minha jornada lixo-zero.

5 comentários em “Reciclo Menstrual: conheça duas alternativas reutilizáveis para substituir os absorventes descartáveis”

      1. Tb existem no Celeiro uns tampões biodegradáveis da Natracare. Já a alguma vez ouviram falar ou algué usou?

        Curtir

Deixe um comentário