Faça você mesmo: queijo cottage caseiro (extremamente simples)

Essa receita é tão simples que da até dó de dedicar uma publicação só pra ela. Mas eu o farei de qualquer forma porque vale muito a pena. Da próxima vez que você for ao mercado dê uma olhada nos preços de queijo cottage, eu nem sei quanto está custando atualmente porque faz tempo que eu não compro. Depois faça as contas de quanto gasta fazendo o seu próprio em casa. Você perceberá o quanto compensa financeiramente. Esse queijo feito em casa sai muito mais em conta e é muito mais saudável que qualquer outro queijo. Além de produzir menos lixo, você deixa de ingerir conservantes e outros químicos, caso opte por leite orgânico. Depois que um grande amigo me apresentou essa receita eu passei a comer esse queijo caseiro diariamente.

Vamos ao que interessa!

Ingredientes:

  • 1 Litro de leite (preferencialmente orgânico)
  • 4 colheres de sopa de vinagre
  • sal a gosto
  • ervas e temperos a gosto

Você pode também fazer em maiores quantidades, eu sempre faço usando no mínimo 2 litros de leite.

Como fazer?

Coloque o leite, o vinagre e o sal numa panela, ligue o fogo médio e deixe lá por 20 minutos, não precisa nem mexer e nem olhar. Fique tranquilo porque o leite não vai subir. Ao final dos 20 minutos basta desligar o fogo e coar o queijo, porque vai estar com muito soro. Em seguida coloque o queijo e um pouco de soro num pote, é bom deixar um pouco do soro no pote junto do queijo para que ele não resseque na geladeira. Apesar de não ser necessário, você pode o temperar depois de pronto. Ele puro já é muito gostoso, mas vai do gosto de cada um. Da última vez temperei com um pouco de salsinha.

Bon Apetit! 🙂

Autor: Priscila V. Gonçalves

Olá, amados! Meu nome é Priscila V. Gonçalves, tenho 24 anos, sou vegana, sou de Santos mas moro em São Paulo. Em 2014 conheci a história de uma garota novaiorquina, que tem mais ou menos a minha idade, e atualmente não produz lixo há 4 anos, a Lauren Singer. Eu nunca antes tinha sequer imaginado essa possibilidade. Eu simplesmente me apaixonei pela ideia. Comecei a seguir o blog dela, e aos poucos fui descobrindo outras pessoas que também escolheram esse estilo de vida, e fui me inspirando cada vez mais até perceber que não é assim tão difícil quanto parece. Foi aí que decidi criar esse blog e começar a minha jornada lixo-zero.

2 comentários em “Faça você mesmo: queijo cottage caseiro (extremamente simples)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s