Faça você mesmo: desinfetante caseiro usando apenas dois ingredientes (muito simples)

Olá pessoal. Nessa receita vamos usar apenas vinagre e cascas de limão ou laranja. Muitas pessoas vem me indicando essa receita mas eu demorei para experimentar por conta de ter um receio da minha casa ficar cheirando a vinagre. Depois de algum tempo decidi dar uma chance a ela por perceber que várias pessoas usam e principalmente por não querer mais jogar embalagens e dinheiro no lixo. Para a minha surpresa o cheiro do vinagre não fica forte, depois de alguns minutos ele some, e se diluído em água, num balde, ele não aparece nem mesmo na hora da limpeza. Uma vantagem bacana desse produto é que quando uso para limpar as gavetas ele remove completamente o cheiro de mofo. Além de ser uma receita bem barata é uma forma de reaproveitar as cascas de limão e laranja, que normalmente não podem ser compostadas por serem muito ácidas, mas que depois de ter ficado de molho no vinagre podem ir pra composteira sem problemas.

DSC_0017  DSC_0026

Vamos ao que interessa!

Ingredientes:

  • Cascas de limão ou laranja
  • Vinagre de álcool
  • Uma erva ou pau de canela pra aromatizar ainda mais (não uso mas vou começar a usar)

Modo de preparo:

Basta mergulhar as cascas no vinagre e deixar por no mínimo uma semana, depois disso você pode passar a mistura para uma embalagem em spray e usar como spray de limpeza, para todo o tipo de limpeza. Quando for usar pode diluir em água, acrescentando a mesma quantidade da mistura só que de água, ou seja, a mistura vai dobrar de volume. Ou você pode mantê-la num pote de vidro como eu faço e virar o pote no pano quando for usar. Eu uso também diluido no balde pra lavar os banheiros. Depois disso tudo as cascas já podem ser colocadas na composteira. Se você não tem uma, você pode colocar diretamente na terra dos vasos das plantas para adubá-las, como eu faço. Eu ainda vou comprar uma composteira e testar. Futuramente publicarei sobre ela.

Da uma olhada neste ebook que tem várias receitas para fazer diversos produtos de limpeza em casa produzindo menos lixo e sem químicos: Guia de Produtos de Limpeza Naturais (link afiliado, pague mais barato comprando por esse link).

Autor: Priscila V. Gonçalves

Olá, amados! Meu nome é Priscila V. Gonçalves, tenho 24 anos, sou vegana, sou de Santos mas moro em São Paulo. Em 2014 conheci a história de uma garota novaiorquina, que tem mais ou menos a minha idade, e atualmente não produz lixo há 4 anos, a Lauren Singer. Eu nunca antes tinha sequer imaginado essa possibilidade. Eu simplesmente me apaixonei pela ideia. Comecei a seguir o blog dela, e aos poucos fui descobrindo outras pessoas que também escolheram esse estilo de vida, e fui me inspirando cada vez mais até perceber que não é assim tão difícil quanto parece. Foi aí que decidi criar esse blog e começar a minha jornada lixo-zero.

16 comentários em “Faça você mesmo: desinfetante caseiro usando apenas dois ingredientes (muito simples)”

    1. Funciona da mesma forma que os produtos químicos industriais. Só que não fazem mau a saúde e são bem mais baratos. Eu também gastava muito dinheiro com desinfetante, água sanitária, aromatizante, etc. Agora só limpo assim. Limpo tudo com esse produto, desde a tela do computador (com bem pouquinho num pano), até o chão da casa.

      Curtir

  1. E quanto ao vinagre? É fácil de encontrar pra comprar sem embalagem plástica junto?
    Gostei da receita, deve ficar perfumado depois. Já uso vinagre puro, nunca pensei em colocar cascas de frutas.

    Curtir

    1. Ainda não encontrei um lugar que troque refil de vinagre, mas deve haver. Agora estou me mudando então vou ter que sair em busca de tudo que eu já tinha conquistado em Santos, mas faz parte desse estilo de vida que escolhi, né. Mas sempre tem algum lugar que produz alguns produtos (sabonete, detergente, produtos de limpeza) e você pode depois levar a garrafa pra eles depois encherem e colocarem a venda novamente.

      Curtir

    2. É complicado, tem que procurar um lugar que produza produtos de limpeza caseiros e reutilize as embalagens. Eles compram em embalagens bem grandes e reutilizam. Conheço um lugar em Santos onde eu comprava. De onde você é? Agora que me mudei pra São Paulo ainda não encontrei nada por aqui. Então, o vinagre puro funciona da mesma forma, mas com cascas fica realmente mais perfumado e ganha um poder antibacteriano mais forte. Tenha uma ótima tarde, Chris!

      Curtir

Deixe um comentário