10 passos básicos para diminuir a sua produção de lixo sem gastar dinheiro

1. Recuse notas fiscais.

Use sempre o cartão de débito, para que no final do mês você possa apenas puxar o extrato pela internet, seja pelo aplicativo do banco no celular ou pelo site do banco pelo computador, e montar a sua planilha financeira do mês sem precisar de papel. Em lugares onde não aceitam cartão você pode anotar todos os seus gastos diários como lembrete no celular, isso inclusive vai te ajudar a adquirir apenas o que é realmente necessário.

Aqui você encontra boas opções de planilhas para download gratuito: Planilhas financeiras – HCInvestimentos

nota-fiscal


2. Peça para receber os boletos das suas contas via email.

No caso da conta de cartão de crédito, basta ligar para o banco e pedir para deixar de receber a conta em papel e passar a receber por email. Alguns bancos tem a opção de pedir pra virem por email no próprio internet banking. No caso das outras contas: luz, plano de saúde, condomínio, etc. Você vai ter que ligar para a companhia que emite o boleto. É bem simples, basta pedir que eles já fazem a troca.

Depois que você começar a receber os boletos por email basta você pagá-los pelo computador ou celular. É muito melhor fazer isso onde quer que você esteja, do que ir ao banco só pra pagar uma conta, e muitas vezes pegar um calor dos infernos, ou chuva daquelas de lavar a alma ou ainda pior, uma baita fila. Detalhe: você não paga nada para usar o internet banking e nem para usar o app do banco.

praticidade(1)


3. Recuse canudos plásticos.

Após o uso e descarte dos canudos de plástico eles costumam ter como destino o mar, e acabam afetando diretamente a vida dos animais marinhos. Quando não é assim eles vão parar no estômago de aves, peixes, tartarugas, entre outros animais marinhos. Na maioria dos casos o seu uso é completamente desnecessário. Beba direto no copo.

straw-wars


4. Tenha sua agenda, anotações e lembretes no celular ou no computador.

Hoje em dia existem diversos programas de computador que te ajudam a se organizar, neles você pode anotar todos os seus afazeres e compromissos. Além da própria agenda que já vem no celular. O negócio é anotar sempre nos dois para caso um deles quebre você ter no outro. Assim você não corre o risco de perder seus prazos, reuniões e compromissos.

agenda-cel


5. Troque a sacola plástica de supermercado por uma ecobag de pano.

As sacolas plásticas são outras que vão pro fundo do mar e acabam compondo boa parte dos estômagos dos animais marinhos. 90% das aves marinhas já foram afetadas por ingerir plástico, e as tartarugas coitadas confundem as sacolas plásticas com águas vivas que são seu alimento predileto. Anualmente, 500 bilhões de sacolas plásticas são usadas em todo o mundo. Mais de um milhão delas são utilizadas a cada minuto. Valores assustadores, não? Não queira fazer parte disso.

Já que existe uma opção reutilizável vamos trocar, certo?

ecobag_03

“Os sacos plásticos finos só podem ser usados uma vez e sufocam a vida marinha, deveriam ser rapidamente tirados de circulação”

Achim Steiner, sub-secretário geral da ONU e diretor-executivo da Unep


6. Troque os coadores de papel pelo de pano.

Não faz sentido usar coadores de papel em pleno século XXI. Além de gastar mais dinheiro, o que ninguém gosta, você usa um coador descartável pra cada café que for fazer. Com o de pano, você usa o mesmo por anos.

IMG_DESTAQUE_PRINCIPAL10cafe-coado-servido-no-octavio-cafe-1376078740426_300x420


7. Troque os guardanapos e papel toalha por guardanapos de pano.

Não tem necessidade de gastar dinheiro com guardanapos descartáveis, eles são muito desnecessários e fáceis de substituir. Com os guardanapos de pano você usa, lava e usa de novo. Totalmente sustentáveis e você compra uma só vez.

f27d8050-d838-4629-ae28-3654b06ab9b6


8. Quando for assuar o nariz faça direto na pia ou use um lenço de pano.

Nesse caso é a mesma coisa do anterior. Quando estamos resfriados e as pessoas que tem rinite sabem bem quantos lenços de papel são necessários pra dar conta. Gera muito lixo desnecessário e fácil de substituir. Com os lenços de pano você leva alguns com você na bolsa assoa, vai dobrando, guarda numa bolsinha e chegando em casa joga na máquina e eles ficam novos. Como nossos avós faziam nos velhos tempos. Não precisa ter vergonha de usá-los, usar os de papel é o que deveria ser considerado vergonhoso.

670px-Fold-a-Pocket-Square-Step-1-preview-Version-2


9. Em vez de ler jornal em papel, leia o jornal eletrônico.

Jornal é uma das coisas que mais faz a gente gerar lixo, principalmente para as pessoas que tem uma assinatura para recebê-los diariamente. Você pode tanto ter uma assinatura digital para acessar o conteúdo completo do jornal, como conferir as principais noticias online gratuitamente.

jornais-620x450


10. Troque o papel higiênico pela ducha higiênica ou pelo bidê.

Deixe um rolo de papel higiênico de preferência biodegradável apenas para as visitas. Não colocando latas de lixo no banheiro todos perceberão que é para jogar o papel no vaso. Fique tranquilo pois só vai entupir se você usar mais papel do que o necessário. Se você não tiver ducha higiênica e muito menos bidê, procure um papel higiênico mais ecológico e jogue no vaso. Para absorventes existem alternativas sustentáveis, veja aqui a publicação dedicada especialmente a esse assunto: Reciclo Menstrual: conheça duas alternativas reutilizáveis para substituir os absorventes descartáveis.

ducha-higienica-opus_maior

Essa lista é extremamente básica, sei que muitos de vocês já fazem isso há muito tempo. Mas ela é destinada especialmente para as pessoas que ainda estão começando a produzir menos lixo. É um primeiro passo. Em breve vou postar a lista completa de como não produzir lixo nenhum.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s