Elimine a sua produção de lixo orgânico adquirindo uma composteira

 

Olá, meus queridos!

Primeiramente eu gostaria de pedir desculpas pelo tempo em que me ausentei. A minha vida estava uma correria: vestibular, reforma da casa, aplicando o método KonMarie (falarei sobre ele na próxima publicação) na minha casa e na minha vida, entre outras resoluções de ano novo.

Em fevereiro comecei a faculdade de Artes Visuais, em seguida me mudei pra São Paulo, e agora é que a minha vida está voltando ao normal. Conto com a compreensão de vocês. Como a faculdade é bastante puxada, não vou conseguir postar toda semana, mas com certeza vou me dedicar para escrever um post bem bacana por mês.

Hoje venho falar sobre a composteira, ou minhocário. Eu adquiri uma há quase um ano e a experiência tem sido incrível, eu simplesmente não produzo mais lixo orgânico. Todo mundo deveria ter uma em casa.

O que é uma composteira?

A composteira é formada por 3 caixas que se encaixam uma na outra, todas com furinhos em baixo. As duas caixas superiores se chamam de caixas digestórias, que são onde colocamos o material orgânico para as minhocas “comerem” e transformarem em adubo.

Dê uma olhadinha na imagem abaixo. Ela vai te ajudar a entender.

me90_minhocario

Como ela funciona?

Começamos colocando a terra com minhocas californianas compradas no site “Morada da Floresta” no fundo da caixa de cima, forrando a primeira caixa. Na caixa de baixo você forra com um pouquinho de terra comum. E pronto, a sua composteira está pronta para receber os seus resíduos orgânicos.

Você começa colocando os resíduos na caixa diariamente. É recomendado usar um pote com tampa para ir depositando os resíduos ao longo do dia, e em algum momento do dia, o que for mais conveniente para você, você despeja o conteúdo do pote na composteira. Atenção, não espalhe o conteúdo por toda a caixa, forrando, como fazemos com a terra com as minhocas. Você deve depositas os resíduos todos em um dos cantos da caixa, e ir sempre depositando perto daquele canto e aos poucos enchendo a caixa dessa maneira. Atente-se para outra coisa importante: não é qualquer resíduo que pode ser depositado. (continue lendo para saber mais…)

Após a primeira caixa estar completamente cheia, trocamos ela de lugar com a caixa do meio. E enchemos a caixa do meio da mesma maneira enquanto as minhocas se alimentam dos resíduos da caixa de baixo, e vão subindo para em seguida se alimentar dos dejetos na caixa de cima.

Cada caixa segundo o pessoal da morada da floresta é preenchida em 30 dias. Mas a minha primeira caixa levou uns 3 meses ou mais para ficar cheia. Então imagino que isso varie de pessoa pra pessoa, dependendo do consumo de cada um.

Após 60 dias da caixa compostando, o resíduo orgânico vira humus de minhoca, ou seja, adubo. Inclusive dá pra plantar direto nesse material.

Observações:

  • É necessário cobrir completamente o resíduo depositado na caixa com serragem ou folhas secas, para que não chame insetos.
  • É importante manter a composteira sempre tampada.

 

Porque adquirir uma composteira?

  • Mais da metade dos resíduos produzidos numa casa são orgânicos;
  • Qualquer família pode ter uma composteira (elas existem em diferentes tamanhos, desde pequena para pessoas que moram sozinhas em kitnets até grandes para famílias com 4 ou mais membros);
  • Ao contrário do que as pessoas pensam, ela não traz mau cheiro e nem insetos;
  • O composto gerado nela é um ótimo adubo para as suas plantas;
  • Uma forma de dar um destino mais adequado as folhas secas que naturalmente caem das suas plantas.

 

O que não pode ser depositado na composteira?

  • Fezes de animais;
  • Papel higiênico;
  • Alimentos cozidos;
  • Carnes;
  • Queijos;
  • Óleos;
  • Líquidos;
  • Bitucas de cigarro;
  • Derivados de trigo (pães, bolos, etc.);
  • Temperos fortes (alho, cebola, coentro, pimentas, etc.);
  • Frutas cítricas podem ser colocadas, mas em pequena quantidade. A não ser que você deixe pelo menos duas semanas as cascas de frutas cítricas submersas em vinagre (processo utilizado na produção de desinfetante caseiro), após o processo as cascas ficam prontas para compostar. Clique aqui para ver a receita do desinfetante caseiro.

 

O que pode ser depositado na composteira?

  • Cascas e restos de vegetais crus;
  • Filtro de papel de café com borras;
  • Sementes;
  • Cascas de ovos;
  • Saco de embalagem da Lush.

 

Onde comprar uma composteira?

Existem diversos tamanhos, escolha o mais adequado para sua casa de acordo com o numero de moradores. Clique aqui para ver as opções na loja da Morada da Floresta.

 

Não tenho condições financeiras para comprar uma composteira, como posso fazer uma?

 

Onde é um bom lugar para deixar a minha composteira?

As minhocas não gostam de água e nem de luz, portanto um bom lugar é um lugar mais escurinho e onde não chova. É importante lembrar que deixar ela próxima da cozinha facilitará o depósito dos resíduos orgânicos diariamente.

 

Como coletar o adubo depois que a compostagem é feita?

Basta abrir a tampa e colocar a caixa no sol para que as minhocas entrem pra dentro da terra, se escondendo da luminosidade. Depois disso você vai raspando o material que está na superfície, tomando cuidado com as minhocas.

 

Bom, é isso aí pessoal. Qualquer dúvida podem perguntar nos comentários.

Até a próxima! 😉

Autor: Priscila V. Gonçalves

Olá, amados! Meu nome é Priscila V. Gonçalves, tenho 24 anos, sou vegana, sou de Santos mas moro em São Paulo. Em 2014 conheci a história de uma garota novaiorquina, que tem mais ou menos a minha idade, e atualmente não produz lixo há 4 anos, a Lauren Singer. Eu nunca antes tinha sequer imaginado essa possibilidade. Eu simplesmente me apaixonei pela ideia. Comecei a seguir o blog dela, e aos poucos fui descobrindo outras pessoas que também escolheram esse estilo de vida, e fui me inspirando cada vez mais até perceber que não é assim tão difícil quanto parece. Foi aí que decidi criar esse blog e começar a minha jornada lixo-zero.

2 comentários em “Elimine a sua produção de lixo orgânico adquirindo uma composteira”

  1. Muito bom o post!
    Estou compostando há quase 1 ano e são muitas vantagens. É muito animador ver uma planta crescendo no adubo que você mesmo compostou e ainda fechar o ciclo comendo seus frutos sem nenhum tipo de agrotóxico.

    Recomendo muito a compostagem e – pasmem – é fácil de fazer e viciante!

    Curtir

Deixe um comentário

