Sobre

Viver sem lixo, mais que um estilo de vida: uma missão.

Você sabia que é possível viver sem produzir lixo?

 Esta não é uma tarefa tão simples para pessoas que estão habituadas a comprar tudo pronto, mas não é nem impossível e nem tão difícil quanto parece ser. Pode ser que você esteja se perguntando se eu gero lixo. Sim, infelizmente ainda produzo resíduos, apesar de eu estar produzindo menos da metade do lixo que produzia antes de começar a minha jornada lixo zero.

manual-lixo-zero-por-juventude-lixo-zero-brasil-2-638

O que o “Viver sem lixo” tem a acrescentar?

Neste blog compartilharei com vocês:

  • Dicas que encontro em livros e sites confiáveis, sempre após testá-las e aderi-las na minha vida, a respeito de como viver uma vida mais sustentável e mais saudável;

  • Receitas produtos e alimentos que geralmente são industrializados, como por exemplo: pão, iogurte, queijo, perfume, hidratante, desodorante, produtos de limpeza, etc. Isso você encontra na categoria: Faça você mesmo que está localizada no menu principal bem abaixo do nome do blog, lá em cima;

  • Receitas de reaproveitamento que utilizam como ingredientes cascas, talos, ou qualquer outra parte de frutas e vegetais que muitas vezes tem como destino o lixo – Isso você encontra na categoria: Reaproveite que também está localizada no menu principal;

  • Indicações de onde comprar mais barato produtos que possam te ajudar na sua jornada;
  • Indicações de outros blogs lixo zero e sites que possam ser úteis.

Essas informações são fundamentais para que você possa ir aos poucos dispensando as embalagens e tudo aquilo que gera lixo, como eu estou fazendo. Vale ressaltar que todas as receitas que posto aqui eu já testei, aprovei e uso. Cuidado com o que você encontra pela internet, existem receitas que não funcionam (inclusive em sites que tem credibilidade) e que só servem para te fazer perder tempo, dinheiro e desperdiçar ingredientes (nosso objetivo aqui é justamente o contrário). Já me frustrei algumas vezes até encontrar receitas eficientes. Acredito que o melhor a fazer é compartilhá-las com vocês.

 Quais os benefícios de adotar um estilo de vida “lixo zero”?

Talvez você esteja pensando que não vale a pena se esforçar por algo que talvez não faça diferença pelo planeta, pois outras pessoas, ou pior, grandes empresas vão continuar a viver da maneira que vivem.

Aquele velho papo: “Uma andorinha não faz verão“.

Não é verdade. Muitas pessoas ao redor do mundo tem adotado esse estilo de vida nos últimos anos. E eu tenho certeza de que você vai acabar inspirando mais pessoas a viver dessa maneira, assim como a Lauren Singer do blog Trash Is For Tossers me inspirou.

Deixando de produzir lixo você:

  • Respeita o meio ambiente não o poluindo, lembre-se: benefício pro ambiente é benefício pra você;

  • Inspira outras pessoas a tomarem a mesma atitude;

  • Se torna uma pessoa mais saudável por esses 3 motivos:

  1.  Por conta de utilizar apenas produtos naturais caseiros, livres de corantes, conservantes e outras substâncias químicas presentes na maioria dos produtos industrializados.

  2. Reutilizando cascas e talos dos alimentos você se nutre mais do que comendo apenas as partes erroneamente chamadas de “comestíveis”. Ironicamente, as “sobras” que costumam ir pro lixo, geralmente são mais ricas em nutrientes do que a própria polpa das frutas.

  3. Temos que levar em conta também o fato de que: quanto menos contato você tiver com lixo e lixeiras, menos doenças você terá;

  • Economiza dinheiro – Muitas pessoas pensam que viver uma vida mais saudável é sinônimo de gastar mais dinheiro, dado que produtos orgânicos geralmente custam mais caro. Isso é uma ilusão. Por quê? Apesar de esse tipo de produto realmente ter um custo financeiro mais elevado do que aqueles produtos convencionais (que possuem agrotóxicos), se você botar no papel todos os seus gastos, você vai perceber que o que você gastava com chocolatinhos, pizzas, balas, produtos de limpeza, cosmétidos industrializados e principalmente embalagens descartáveis, que tem o seu custo incluso no produto, você vai perceber que na prática vai acabar gastando menos dinheiro. Ou melhor, vai estar investindo o seu dinheiro de maneira mais consciente em uma melhor qualidade de vida. Não encare o que escrevo aqui como uma verdade absoluta, faça um teste e veja por você mesmo o quanto essa mudança vale a pena financeiramente;

  • Passa a viver numa casa mais limpinha e cheirosa – Porque você não vai deixar acumular sujeira, e por conta de não haver cestas de lixo espalhadas pela casa, não haverá mau cheiro.

 Não há nenhum motivo para não entrar nessa, não é mesmo?

Tudo o que você compra em embalagens é possível comprar a granel e guardar nos seus próprios potes reutilizáveis. Logo compartilharei com vocês todas as dicas indispensáveis para aderir a esse movimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s